quinta-feira, 17 de abril de 2008

Regulamentos

REGULAMENTO TÉCNICO

1. CARROS ADMITIDOS

São admitidos todos os modelos em plástico ou de resina, da escala 1/32, de

carros de rallyes, que tenham entrado em provas até 1974 inclusive, nos grupos 1, 2 ,3, e 4, dos campeonatos FISA e mais tarde FIA, ou seja os carros de Turismo e Grande Turismo.

Ficam excluídos os modelos de carros do Gr.6, também designados por Protótipos e que podiam participar, nos rallyes, até 1972, abertos a este grupo.

2. Serão divididos em duas classes:

Históricos até 1965

Clássicos até 1974

3. As carroçarias de resina deverão utilizar os chassis indicados pelos respectivos fabricantes, ou chassis comercializados pelas marcas de slot para os seus modelos, com as alterações necessárias para caberem nas carroçarias.

Em carroçarias provenientes de modelos estáticos, poder-se-ão aproveitar os

respectivos chassis, aplicando-se os suportes para o motor, eixos e patilhão.

È proibida a utilização de HRS ou similares, bem como os chassis racing da FLY.

4. As jantes devem ser as originais do modelo ou outras não aparafusadas com o tampão da época, devendo manter a mesma medida. Neste caso para a verificação técnica deverá levar uma original do modelo.

5. Os pneus deverão apresentar piso e não poderão exceder a largura da carroçaria.

Terão de assentar em plano, no contacto com a pista. ( ou seja não poderão ser cónicos)

6. O modelo deverá apresentar piloto e co-piloto.

7. A pintura e decoração são livres.

8. Os números das portas serão atribuídos pela ordem de inscrição no MCA, e serão da responsabilidade dos pilotos.

9. Uma placa de rallye, do MCA, será obrigatória no capot e será fornecida pela

organização.

10. O patilhão e as patilhas são livres. Nos modelos sem cabos, é permitido abrir dois furos no chassis, unicamente para a passagem dos cabos do patilhão ao motor.

11. É permitido fixar o motor com fita e isolá-lo por baixo de modo a evitar fazer

curto-circuito nas calhas metálicas da pista.

12. Os eixos e as chumaceiras são livres.

13. É proibido o uso de rolamentos.

14. Os parafusos de fixação do chassis são livres em número e tipo.

15. O pinhão de ataque e a cremalheira são livres na marca e material. A relação deverá ser de 9/27 para os motores in line e 11/36 para os motores side winder.

16. É proibido o uso de cremalheiras e jantes de aperto com parafuso.

17. O motor é livre, dentro das marcas comercializadas pelas marcas de slot.

18. É proibido o uso de ímanes, para além dos do motor.

19. PONTUAÇÃO

A pontuação a atribuir em cada agrupamento, em simultâneo, em cada rallye

organizado é:

20 pontos para o 1º da geral

15 para o 2º

12 para o 3º

11 para o 4º

10 para o 5º

9 para o 6º

8 para o 7º

7 para o 8º

6 para o 9º

5 para o 10º

4 para o 11º

3 para o 12º

2 para o 13º

1 para o 14º

1 para o 15º, até ao ultimo classificado.

Handicape.

De modo a não ser preferido um determinado modelo, que, pelas suas

características, seja escolhido pela maioria dos concorrentes, pelas suas

performances, este regulamento pretende penalizá-los do seguinte modo:

Sempre que seja ultrapassado o numero de 3 unidades do mesmo modelo, do

mesmo fabricante, o número total desses modelos participantes será multiplicado pelo factor 2 e o resultado obtido será diminuído na pontuação obtida pela classificação dessa prova.

Esclarece-se que por exemplo, em modelos como o Ferrari 250 GTO, que é ou foi produzido por três fabricantes, o numero a considerar é por fabricante e não pela totalidade dos carros apresentados inscritos mas de diferentes proveniências.

Ponto único.

Cada piloto poderá escolher 3 modelos de slot de qualquer das classes para a sua inscrição no MCA, mas apenas poderá participar com um de sua escolha.

Este modelo escolhido deverá ser usado do primeiro ao último rallye.

Todos os casos omissos neste regulamento serão objecto de tomada de decisão por parte da organização do MCA

Este regulamento é passível de aditamentos, à medida que a organização assim o entenda, para esclarecimento das regras e dos pilotos.

Qualquer dúvida podem perguntar através do email memoralca@sapo.pt

ADITAMENTO Nº 1

1 – ALTERAÇÃO DA VIATURA CONCORRENTE

1.1- Na primeira prova do MEMORIAL CARPINTEIRO ALBINO, e por desconhecimento dos participantes relativamente aos modelos que iriam ser inscritos pelos concorrentes, durante as verificações técnicas, foram apresentados em numero superior a três, vários “Renault Alpine” do fabricante TEAM SLOT.

De modo a não se vir a prejudicar ninguém, a organização vai permitir a alteração do modelo por um outro aos concorrentes que o pretendam fazer de modo a que o total de carros inscritos não seja superior a três, motivo para sofrer com penalizações em termos de classificação. O Piloto Ricardo Terceiro prontificou-se a faze-lo já na próxima prova de dia 1 de Dezembro bem como Gonçalo Almeida no seu Corvette.

1.2- Será passível de mudança de modelo durante todo o Memorial, quando o concorrente o quiser substituir por outro modelo desde que seja uma réplica de um carro que tenha participado em provas nacionais decorado convenientemente. Esta alteração só poderá ocorrer uma vez. Assim sendo, deixa de estar sujeito à penalização de "Handicap".

1.3- Uma vez que não é permitida a mudança de viatura durante o Memorial, e para não prejudicar os concorrentes já inscritos desde a 1ª prova, não será aceite pela Organização uma nova inscrição cujo modelo venha aumentar o numero de carros já inscritos e que origine a que o seu numero total exceda as três unidades. Ou se entrar o cálculo de penalização pelo Handicape será atribuído só a este piloto.

2 – PNEUS

2.1- Derivado a alguns pilotos terem dificuldade na aquisição ou fabricação de pneus, nomeadamente os slots mais antigos, até de colecção, deixa de ser obrigatório que os pneus a utilizar pelos modelos tenha rasto, ficando assim ao critério de cada piloto. (Informo tb que a qualquer momento poderão aparecer troços de terra batida ou neve com aviso prévio).

3 – PONTUAÇÃO

3.1 - O vencedor do MCA é aquele que obtiver maior número de pontos, contando só a classificação geral.

3.2 - A pontuação a atribuir por rallye e por classe será:

20 pontos para o 1º de cada classe
15 “ para o 2º
12 “ para o 3º
11 “ para o 4º
10 “ para o 5º
9 “ para o 6º
8 “ para o 7º
7 “ para o 8º
6 “ para o 9º
5 “ para o 10º
4 “ para o 11º
3 “ para o 12º
2 “ para o 13º
1 “ para o 14º
1 “ para o 15º, até ao ultimo classificado.

3.3 – Desempate - O desempate será feito pelo piloto que nos rallyes anteriores obtiver o maior numero de primeiros lugares.

ADITAMENTO Nº 2

Paragrafo único – O travamento do eixo da frente, poderá ser feito através de chumaceira, desde que não haja qualquer alteração no chassis, a não ser o alargamento do espaço determinado para a ficção do eixo respectivo.

ADITAMENTO Nº 3

Paragrafo único – A pontuação a atribuir na 4ª prova do MEMORIAL CARPINTEIRO ALBINO, a realizar-se no Cacém , pelo Ae-Clube, terá a pontuação dividida pelas 4 categorias, e não somente pelas duas categorias, Históricos 65 e Clássicos 74. Assim, as categorias consideradas serão:

1 – Modelos de Turismo, da categoria Históricos 65

2 – Modelos de Turismo, da categoria Clássicos 74

3 – Modelos de Grande Turismo e Sport, da categoria Históricos 65

4 – Modelos de Grande Turismo, da categoria Clássicos 74

ADITAMENTO Nº 4

Paragrafo único - Por motivos de se reduzir o calendário, e sair a prova do Museu , passa a ser só obrigatório pontuar em 6 classificativas, em vez de 7.

ADITAMENTO Nº 5

Paragrafo único - Derivado ao seu exagerado poder magnético fica proibido a utilização do motor azul da Avant Slot.

ADITAMENTO Nº 6

Paragrafo único - Os juniores, só serão obrigados a perfazer 5 provas para contar para classificação.


(Porque temos mais prémios para distribuir nomeadamente nos juniores, a direcção achou por bem reduzir de 6 para 5 as provas obrigatórias para pontuação, pensamos assim que damos mais um incentivo para a continuação em prova dos nossos jovens)

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