quinta-feira, 15 de maio de 2008

Prémio para réplicas

Vamos iniciar a apresentação das réplicas deste MEMORIAL CARPINTEIRO ALBINO, concorrentes ao prémio Melhor Réplica, Troféu oferecido pelo ACP.

Vamos começar pelo MERCEDES 300 SL, matricula FL - 22 - 11, reproduzido com as cores de quando foi utilizado por Carlos Faustino no Rally do Benfica de 1960. Jorge Moura Pinheiro e Nicha Cabral mantiveram a decoração para a Volta a Portugal desse ano, mas sem os pára-choques. Este exemplar tinha uma antena de rádio particularmente comprida.

Comecemos pelo piloto que, segundo as memórias de José Mota Freitas em “Memórias do Circuito de Vila do Conde, publicado por “Topos & Clássicos, nasceu a 10 de Maio de 1925 e faleceu a 24 de Janeiro de 1994, tendo deixado a todos com quem privou a imagem de um bom piloto, excelente desportista e um companheiro das boas e más alturas. Por isso não será fácil a todos esquecerem aquela figura sorridente e aquele ar de bon vivant que apresentava nas provas em que participava.

Sagrou-se Campeão Nacional de Turismo Especial, tendo utilizado vários carros, sendo os mais ligados à sua carreira desportiva, o Porsche RSK e especialmente o Volvo PV 544, mais conhecido por “atafulho”, que terá dado, entre provas de ralis e velocidade, mais de 100 taças ao seu dono.

Este Mercedes 300 SL, foi inicialmente utilizado por Joaquim Filipe Nogueira tanto em ralis como em circuitos na época de ouro do automobilismo português, quando o Mercedes 300SL era a “coqueluche” dos automóveis desportivos. Nesta altura a pintura era caracterizada por um tom cinza metalizado, característico nestes carros.

Segundo um livro da Mercedes alusivo aos Mercedes utilizados em PORTUGAL, Carlos Faustino terá resolvido pintá-lo de vermelho e branco.

Os 300 SL em Portugal foram utilizados em competições desportivas pelos pilotos Engrº Abreu Valente, diversas vezes Campeão Nacional, José Lampreia, António Barros, Vladimiro Barros, Horácio Macedo, Fernando Stock, José Manuel Simões, Luís Fernandes, entre outros.

Seguem-se as fotos do real e do modelo:

Modelo de slot Cartronics adquirido na RGP

Elemento para o projecto de decoração - informação retirada de um livro da Mercedes

1ª Fase do slot com jantes de estrada







2ª Fase do slot já com jantes de competição usadas na altura, cedidas gentilmente por João Garrett.
Pintura/Decoração de Pedro Fernandes

Pilotos

Fomos conhecer mais um piloto do MCA

Fomos saber quem é CatarinaTeixeira

IDADE: (Não me atrevi a perguntar, lider não tem idade, é somente lider)
PROFISSÃO: Arquitecta
QUANDO ENTROU NO SLOT: em 2007 a boleia do meu namorado (leia-se Filipe Pires)
CARRO PREFERIDO NO SLOT: Audi R8C Slot-it
CARRO PREFERIDO: Rally: Fiat Grand Punto S2000/Estrada: Mercedes SLR
É FÃ DE QUE PILOTO DE RALLY: Sebastien Loeb / Emanuel Pereira / Filipe Pires / Giandomenico Basso
O QUE DESEJA PARA O SLOT NACIONAL: Bom senso!

terça-feira, 13 de maio de 2008

Pilotos

Fomos conhecer mais um piloto do MCA

Fomos saber quem é Ivo Tavares

IDADE: 24 anos
PROFISSÃO: Treinador de Ténis
QUANDO ENTROU NO SLOT: entrei em pequenino, já não me lembro quando. Depois parei porque o meu pai também parou e regressámos os dois a 13 de Março de 2004 numa prova de Le Mans no SCCL
CARRO PREFERIDO NO SLOT: o Fiat Abarth 1000
CARRO PREFERIDO: O meu Datsum 1200
É FÃ DE QUE PILOTO DE RALLY: incondicionalmente do meu Pai. Apesar de ter a mania que agora é Reformado.
O QUE DESEJA PARA O SLOT NACIONAL: que seja uma modalidade unida e que se mantenha por muitos anos.

Estas foram as perguntas que fizemos ao Ivo, mas soubemos também que é piloto de ralys 1:1 como o Pai foi (João Tavares).

Melhor Pista Anfitriã

Aguarda-se a devolução do inquérito/votação para a melhor pista anfitriã.
Neste momento estão duas pistas em grande despique pelo Troféu oferecido pelo ACP, mas ainda faltam muitos pilotos votar...

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Relato da Prova da Diorama

Filipe Pires vence Circuito Diorama

Atracão total em mais um evento do Memorial Carpinteiro Albino, desta vez, no circuito da Diorama, no Laranjeiro, onde fomos encontrar 42 inscritos, e como sempre, com duas perspectivas diferentes, por um lado, a confraternização com a residente “família” que está formada por este Memorial, e por outro, a vontade de competir em mais uma prova, quando se fazem contas em relação à Classificação Final.

Apraz-nos registar a maneira muito agradável como a organização acolheu os concorrentes, não esquecendo, inclusive, uma flor para a “classe feminina” que continua a aparecer cheia de entusiasmo.
Nota positiva em termos organizativos, numa sequência de provas, sem reparos, o que poderá traduzir-se numa nota alta na classificação final que atribuirá o Prémio ACP, para a melhor pista Anfitriã.

O circuito Diorama te 4 calhas de material Ninco, com o habitual piso irregular que o caracteriza, montado com muito pormenor e que, pela dificuldade, obriga a muita concentração.
Esta prova tinha uma duração de 20 minutos, sendo por isso, 5 minutos por calha.
Realizou-se sábado e domingo com diversas mangas, com muita adrenalina, não só pela luta natural entre competidores da mesma manga, mas porque havia sempre que contar com os resultados dos opositores mais directos na Classificação Geral.

Em termos desportivos, está já encontrado o vencedor do Memorial Carpinteiro Albino.
Segundo o regulamento, em caso de igualdade em pontos em 6 provas, vence o que tiver obtido mais melhores resultados.
Assim, Filipe Pires e o Fiat 124 Spyder TEAM SLOT, ao ganhar uma vez mais, passou a ter melhor “average” que Bruno Mendes, que não compareceu nesta prova e já não tem hipóteses de o igualar.

Faltando que estão apenas mais 2 ralis e descoberto que está o 1º Classificado da Geral e do Grupo Clássicos 74, a luta pelos lugares secundários continua muito acesa, senão vejamos:
Luís Santos, BMW 2002 Spirit, ainda mantém o 3º lugar, com 74 pontos, estando em 2º, Bruno Mendes em AC Cobra NINCO com 75 pontos, mas só 4 provas. Sendo este ultimo, o habitual vencedor do Grupo Históricos 65, facilmente obterá mais 40 pontos, o que lhe garantirá, não só a vitória no agrupamento, como o 2º lugar na Geral, com 115 Pontos, desde que se inscreva nas próximas provas.
Para Luís Santos, os 6 resultados já estão considerados, estando somente a “deitar fora” os piores. Admitindo que Filipe Pires não faltará aos próximos ralis, a probabilidade de ganhar é muita, só restarão para os interessados derradeiro lugar no pódio, 30 pontos máximos.

Luís Santos terá que se defender para conseguir 85 pontos.
Nesta “guerra” encontramos ainda o Alfa GTA TEAM SLOT de Luís Cardoso, com 71 pontos e Carlos Ferrari como Jaguar XK 120 NINCO com 69 Pontos, ambos com 6 resultados. A avaliar por ambas as performances durante este Memorial, Carlos Ferrari tem sido mais consistente em Ralis, o que equivale a dizer que os tais 30 pontos lhe poderão dar 80 pontos contra 90 de Cardoso.

Mais ainda no campo das hipóteses e dos tais 30 pontos equivalentes a dois 2º lugares, há que contar com Mário Rosas, Porsche 911 Fly, com 67 pontos, 6 provas, o que lhe daria um total de 84 pontos, e Isaque Avelino, Lancia Stratos TEAM SLOT, que, com o mesmo critério, alcançaria 89 pontos.
Este Grupo só depende deles próprios.

E cá se diz o velho ditado: “até ao lavar dos cestos é vindima”.

Aguardemos pela próxima prova, dia 31 no slot Arrábida.

Algumas fotos: