quinta-feira, 15 de maio de 2008

Prémio para réplicas

Vamos iniciar a apresentação das réplicas deste MEMORIAL CARPINTEIRO ALBINO, concorrentes ao prémio Melhor Réplica, Troféu oferecido pelo ACP.

Vamos começar pelo MERCEDES 300 SL, matricula FL - 22 - 11, reproduzido com as cores de quando foi utilizado por Carlos Faustino no Rally do Benfica de 1960. Jorge Moura Pinheiro e Nicha Cabral mantiveram a decoração para a Volta a Portugal desse ano, mas sem os pára-choques. Este exemplar tinha uma antena de rádio particularmente comprida.

Comecemos pelo piloto que, segundo as memórias de José Mota Freitas em “Memórias do Circuito de Vila do Conde, publicado por “Topos & Clássicos, nasceu a 10 de Maio de 1925 e faleceu a 24 de Janeiro de 1994, tendo deixado a todos com quem privou a imagem de um bom piloto, excelente desportista e um companheiro das boas e más alturas. Por isso não será fácil a todos esquecerem aquela figura sorridente e aquele ar de bon vivant que apresentava nas provas em que participava.

Sagrou-se Campeão Nacional de Turismo Especial, tendo utilizado vários carros, sendo os mais ligados à sua carreira desportiva, o Porsche RSK e especialmente o Volvo PV 544, mais conhecido por “atafulho”, que terá dado, entre provas de ralis e velocidade, mais de 100 taças ao seu dono.

Este Mercedes 300 SL, foi inicialmente utilizado por Joaquim Filipe Nogueira tanto em ralis como em circuitos na época de ouro do automobilismo português, quando o Mercedes 300SL era a “coqueluche” dos automóveis desportivos. Nesta altura a pintura era caracterizada por um tom cinza metalizado, característico nestes carros.

Segundo um livro da Mercedes alusivo aos Mercedes utilizados em PORTUGAL, Carlos Faustino terá resolvido pintá-lo de vermelho e branco.

Os 300 SL em Portugal foram utilizados em competições desportivas pelos pilotos Engrº Abreu Valente, diversas vezes Campeão Nacional, José Lampreia, António Barros, Vladimiro Barros, Horácio Macedo, Fernando Stock, José Manuel Simões, Luís Fernandes, entre outros.

Seguem-se as fotos do real e do modelo:

Modelo de slot Cartronics adquirido na RGP

Elemento para o projecto de decoração - informação retirada de um livro da Mercedes

1ª Fase do slot com jantes de estrada







2ª Fase do slot já com jantes de competição usadas na altura, cedidas gentilmente por João Garrett.
Pintura/Decoração de Pedro Fernandes

Sem comentários: