domingo, 8 de junho de 2008

Prémio para réplicas

Relativamente ao piloto Horácio Macedo e à sua máquina, dizia o Motor Clássico, edição especial de 2006 :

“ Apresentando-se no circuito da Boavista, a 12 de Agosto de 1960, para efectuar os treinos para a corrida destinada a carros de Grande Turismo, João Moura Pinheiro acabou com um longo domínio de meia década dos Mercedes-Benz 300 SL em Portugal.

O seu novo Ferrari 250GT, com o numero de chassis 2035 GT, um modelo curto (SWB), com carroceria em alumínio e motor de 260 cavalos, faria no Sábado, uma corrida à parte, deixando António Barros e Horácio Macedo a disputar o segundo lugar…

Horácio Macedo ficou deslumbrado com o carro… todavia, João Gaspar, representante da Ferrari em Portugal, informou-o de que o tempo de espera era 11 meses, e o preço 380 contos ! ! !

Sabendo que Moura Pinheiro estaria interessado em vender o carro, acabou por comprá-lo por 180 contos + um Corvette de 55.

Logo na primeira época, Horácio Macedo conquistou o título absoluto, mesmo apesar de forte concorrência noutras categorias – por causa do handicap, nas cilindradas mais baixas.

Apesar de alguns sucessos em circuitos e rampas, Horácio Macedo e o seu Ferrari antingiria um nível mais elevado nos ralis. Estes eram extensos e acabavam por se decidir nas provas especiais, compostas por perícias, rampas e nalgumas provas em circuito.

Em 1964, depois de ter vencido o Rali Internacional do ACP, foi desclassificado pelo excesso de zelo de comissário de um controle de passagem sem qualquer significado, que curiosamente estava encerrado à sua passagem (o controlador atrasou-se).

Principais vitórias de Horácio Macedo com o Ferrari 250 GT

1961

Circuito de Alverca

Rampa da Falperra

Campeão Nacional Absoluto

1962

Rali da Montanha

Circuito de Lordelo do Ouro

Rali do Sporting

Volta à Ilha da Madeira

Campeão de Grupo de Grande Turismo

1963

Rali da Montanha

Volta a Portugal (GT)

Rampa da Pena

Taça de uro

Rali Internacional do ACP

Campeão Nacional Absoluto












Sem comentários: