Relativamente ao piloto Horácio Macedo e à sua máquina, dizia o Motor Clássico, edição especial de 2006 :
“ Apresentando-se no circuito da Boavista, a 12 de Agosto de 1960, para efectuar os treinos para a corrida destinada a carros de Grande Turismo, João Moura Pinheiro acabou com um longo domínio de meia década dos Mercedes-Benz 300 SL em Portugal.
O seu novo Ferrari 250GT, com o numero de chassis 2035 GT, um modelo curto (SWB), com carroceria em alumínio e motor de 260 cavalos, faria no Sábado, uma corrida à parte, deixando António Barros e Horácio Macedo a disputar o segundo lugar…
Horácio Macedo ficou deslumbrado com o carro… todavia, João Gaspar, representante da Ferrari em Portugal, informou-o de que o tempo de espera era 11 meses, e o preço 380 contos ! ! !
Sabendo que Moura Pinheiro estaria interessado em vender o carro, acabou por comprá-lo por 180 contos + um Corvette de 55.
Logo na primeira época, Horácio Macedo conquistou o título absoluto, mesmo apesar de forte concorrência noutras categorias – por causa do handicap, nas cilindradas mais baixas.
Apesar de alguns sucessos em circuitos e rampas, Horácio Macedo e o seu Ferrari antingiria um nível mais elevado nos ralis. Estes eram extensos e acabavam por se decidir nas provas especiais, compostas por perícias, rampas e nalgumas provas em circuito.
Em 1964, depois de ter vencido o Rali Internacional do ACP, foi desclassificado pelo excesso de zelo de comissário de um controle de passagem sem qualquer significado, que curiosamente estava encerrado à sua passagem (o controlador atrasou-se).
Principais vitórias de Horácio Macedo com o Ferrari 250 GT
1961
Circuito de Alverca
Rampa da Falperra
Campeão Nacional Absoluto
1962
Rali da Montanha
Circuito de Lordelo do Ouro
Rali do Sporting
Volta à Ilha da Madeira
Campeão de Grupo de Grande Turismo
1963
Rali da Montanha
Volta a Portugal (GT)
Rampa da Pena
Taça de uro
Rali Internacional do ACP
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