domingo, 22 de junho de 2008

MCA

"Um dia em conversa, juntámos uns quantos adeptos de rallys e fãs dos nossos antigos pilotos e decidimos organizar algumas provas…"

Foi assim que tudo começou.
Agora que chegou ao fim, junto do troféu do vencedor, Filipe Pires, revendo e relendo tudo, não posso deixar de sentir alguma nostalgia.
Pediram-me para falar sobre os bastidores do MCA, tudo o que aconteceu, mas em respeito a todos os pilotos que quiseram participar nesta prova, que foram muitos, 80 no total, não o farei, pelo menos numa perspectiva pessimista. Analisando agora reconheço que podia ter sido ainda melhor mas iremos (ou irei, na parte que me tocar) tentar fazê-lo para a próxima. Mas o que sei é que esta prova chegou ao conhecimento de muito portugueses através daquilo que nunca se fez que foi divulgar o slot massivamente.
Tantas revistas, blogs e fóruns com tantas noticias fizeram chegar o slot, a nossa prova e as pistas que acreditaram neste projecto a muitos milhares de leitores. Começamos a partir daí a ter em algumas revistas mais noticias regulares de slot, estou-me a lembrar do "Motor Clássico".
Por ter sido feita com pés e cabeça, recebemos apoios de entidades que nunca tinham apoiado alguma vez o slot, muitas delas nem sabiam que existia esta nossa modalidade.
Tivemos uma media de participação de 37 pilotos por prova, nunca dantes visto num rally com este calendário tão extenso, e insisto, com um só carro e com estas infraestruturas ou logística como lhe quisermos chamar. Muitos anteriormente nem chegavam ao fim quando eram longos por falta de quorum (pilotos).
Tivemos mais de 30 slots diferentes no parque fechado em modelos e marcas, tb inédito, ao que dizem. É normalmente comum só haver entre os participantes slots vencedores, todos querem o mais competitivo. Aqui não foi assim.
Ok! acusaram-nos de ser uma prova de "charutos" ou melhor que era uma prova para pilotos da segunda divisão do slot nacional, onde estará a primeira, nas provas de 10 pilotos? Estes pilotos da 2ª divisão fizeram pelo slot coisa que até hoje e dito por aqueles que andam há muitos mais anos do que eu, nunca ninguém tinha feito, entraram de peito aberto, mostraram que gostam do slot incondicionalmente e bastou ver que disseram sempre sim a todas as chamadas. Não falando obviamente do que gastou nesta prova, lembro que de passagem em cada loja, cada piloto consumiu pista, bar material multiplicados por 37, sem qualquer retorno financeiro para a prova ao contrário do que andam a tentar dizer por aí.
Com isto tenho de admitir que afinal algumas coisas não estavam correctas. Com esta prova e com os alarmes (agora em voga) nos motores de busca nada ou nenhuma informação se podia encontrar nem mesmo as chamadas grandes provas, à excepção das 24 horas do Porto nada mais se lia. E o que se lia era em órgãos puramente slotistas que não chegavam ao grande público.
Então porque é que houve tamanha polémica? Tamanhos bloqueios? Tamanhas criticas?
Será que esta prova foi mexer no "queijo" de alguém?
Mas todas as pistas da grande área de Lisboa foram convidadas! Porque não terão aceite participar? Continuo sem perceber esta atitude, muito mais quando logo semanas depois, as mesmas acabaram por aceitar participar noutras onde teriam que partilhar com outras que para o Memorial não o queriam fazer.
Porque o fizeram então depois? Porque refizeram a maneira de pensar? Será que duvidaram do MCA ou dos seus organizadores? Será que depois alinharam entrar nas provas seguintes com medo de perderem a carruagem?
É óbvio que para nós isto foi uma vitória!
À excepção do Slot XXI não havia nenhuma prova conjunta entre pistas, cada pista era uma ilha que recebia informações da outra se calhar deturpada por quem a quisesse dar.
Depois do MCA sentimos aproximação, apareceram mais provas conjuntas entre algumas pistas e também novos promotores de provas, lembro a Academia de Slot e provas com Avant e Clios NSR, sem falsas modestias outra vitória nossa. Tudo começou após a nossa.
E por ultimo conseguimos ter nesta prova o ambiente desejado à muito, pais, mães e filhos a confraternizarem em conjunto sobre o mesmo tecto e sobre o mesmo objectivo, uma prova de slot. Só tinha visto parecido na Slot Arrábida quando nas suas provas.
Portanto de novo a olhar para o Troféu, ganho pelo Filipe Pires, sinto que foi ganho por todos nós.

Sem comentários: